Pages

Subscribe:

sábado, 29 de outubro de 2011

Pokémon Advanced a Temporada ''Perdida''

No Brasil – A Temporada Perdida

A estreia da geração Advanced no Brasil é marcada por uma bagunça, que a fez ser inédita até hoje para muitos (que não sabem baixar na internet talvez =P). A 6ª temporada chegou ao Cartoon Network normalmente em 2004, mantendo atradição anual de temporadas Pokémon. Já na TV aberta…

Em novembro de 2004, a Rede Globo pegou todo mundo de surpresa com a volta do anime. Na época, a emissora comprou de uma vez a 5ª e 6ª temporadas, sendo que as vinhetas davam destaque no final à Geração Advanced. Curiosamente, ao fim da abertura do 5º ano (sim, a Globo ainda passava aberturas =P) vinha uma foto do quarteto que protagonizava o 6º. Mas ironicamente, nunca pudemos vê-lo na Globo até a 7ª temporada ser exibida mais tarde.

Depois de veicular todos os episódios de Master Quest, incluindo aqueles que abrem a sexta temporada, a Globo tirou a série do ar no segundo episódio de Advanced. Com isso, quase 40 episódios permanecem inéditos na TV aberta, mofando em alguma gaveta dos Marinhos. Chegaram até a reprisar episódios do 5º ano aos sábados, mas nada de Advanced. A essa altura, provavelmente esses episódios já estão disponíveis para a Rede TV!, mas o canal parece ter esquecido que eles existem, preferindo fazer uma exibição com um buraco negro que pula de Master Quest ao 8º ano. Uma pena…

A temporada foi a última dublada nos estúdios da extinta Parisi Vídeo, onde permaneceu por 4 anos. Apesar de atravessar essa “era de trevas” que foi o fim do estúdio, a 6ª temporada de Pokémon talvez tenha sido a que menos sofreu com

parada com Inu Yasha e Yu-Gi-Oh!… Assim como as demais séries dubladas antes da Parisi fechar as portas, era extremamente comum ver o próprio José Parisi Jr. dublando os figurantes (às vezes mais de um personagem no mesmo episódio!) o que fez com que ele acabasse como a primeira voz do Prof. Birch (que teve ao menos 3 vozes diferentes na ocasião…). Algo semelhante aconteceria depois com Gilmara Sanches, mas isso fica pro próximo capítulo. =P

Tirando clássicos deslizes de golpes que mudavam de nome (“cauda de ferro” muitas vezes era o constrangedor “rabo de ferro”), a Parisi acertou na escolha de vozes para os novos personagens. May foi o primeiro grande personagem que consagrou Tati Keplermeier no mundo da dublagem. Depois daí, a moça só pegou papéis de peso como Sakura em Naruto e Akane de Ranma 1|2. Max, irmão de May, ganhou a voz do irmão de Tati na vida real, o jovem Thiago Keplermeier. Rogério Vieira, voz original do Tracey, apareceu novamente na última ponta do dublador para a série. Já Harrison, que começou sendo dublado por Wendel Bezerra, teve sua voz alterada já na segunda aparição…

Na dublagem do sexto filme, uma trapalhada histórica por pouco não estraçalhou os ouvidos dos pokéfãs. Pokémon 6 foi adquirido pela Europa Filmes num pacote que envolvia também o 4º e 7º longas-metragens. Depois de não ter o retorno esperado com a aventura de Celebi nos cinemas, a empresa resolveu lançar as produções restantes direto no mercado de DVD. Só que alguém lá dentro esqueceu totalmente que a série já tinha um elenco fixo e consagrado de São Paulo e mandou o sexto filme pra ser dublado na VTI do Rio (famosa pelas bagunças no elenco de Simpsons). Até aí tudo bem, afinal, os três primeiros longas da Warner foram dublados na Delart do Rio com elenco paulista. Acontece que ninguém do elenco original foi chamado e o filme foi dublado com um grupo totalmente carioca!

Tudo começou quando o dublador Gustavo Nader (Hajime de Histórias de Fantasmas) revelou em um evento ter dublado Ash para a Europa. A história chegou aos ouvidos de Fábio Lucindo, dublador original do personagem, que se revelou enciumado, mas sem armas para combater a situação. Coube então um movimento dos fãs à Europa Filmes para que aos 45 minutos do segundo tempo a empresa se tocasse e mandasse o filme ser redublado na Sigma de São Paulo com todas as vozes originais. Foi por pouco! Depois de dublado de forma correta, o filme chegou às locadoras, seguido pela sua versão para venda direta com alguns extras. O longa ainda foi relançado juntamente com o 7º em um pack de DVDs bem feitinho que vez ou outra surge em uma “piscina” das Americanas.

Infelizmente, a renovação de público que Pokémon conquistou mundo afora não foi aproveitada por aqui nessa época. Somente aqueles que podiam acompanhar pela TV paga puderam ver alguma coisa, mas os produtos se tornaram escassos sem uma representação na TV aberta e uma campanha de marketing que os empresários daqui teimam em não executar. Afinal, Bakugan não passa na TV aberta e vende como água. O segredo está na frente de todos, só que “eles” não querem enxergar.

Checklist Episódios
265 – Quem é esse Unown?
266 – A mãe de todas as batalhas.
267 – A chama que nunca se apaga.
268 – A chama para a fama.
269 – Amor ao estilo Pokémon.
270 – Essa dá empate!
271 – Os empates que amarram.
272 – Não dá pra vencer o calor.
273 – Brincando com fogo.
274 – A última foto da Liga Johto.
275 – A gente se vê depois!
276 – Sozinho em Hoenn.

Início de Pokémon Advanced
001 – Tudo começa na estrada.
002 – O portal da ruína.
003 – Não há lugar como Hoenn!
004 – Não se pode com um Taillow.
005 – No limite do tempo.
006 – O ego roubado.
007 – Três é demais!
008 – O Treecko é um treco.
009 – Domando um Shroomish.
010 – Tem bico pra tudo.
011 – Uma mordida de lembrança.
012 – O pequeno Lotad.
013 – Tudo lindo e brilhante.
014 – Muito trabalho por um Wurmple.
015 – Mandando no pedaço!
016 – Por uma cauda de vantagem.
017 – A caminho de Devon.
018 – O roubo dos sete mares.
019 – O ataque do Sharpedo.
020 – Domando as ondas.
021 – Quem é quem?
022 – Um buraco cheio de problemas.
023 – Pegando um Corphish.
024 – Como um Corphish fora d’água.
025 – A missão Mudkip.
026 – Encontro com os Nuzleaf.
027 – Um trabalho de equipe.
028 – Ver para crer.
029 – Pronto para o que der e vier.
030 – Um desafio da pesada.
031 – Um geiser já chega!
032 – Abandonar o navio.
033 – O poder floral.
034 – Cadê meu Torchic?
035 – Vencer ou perder. Empatar nunca!
036 – A pedra misteriosa.
037 – O poder da amizade.
038 – O brilho da confiança.
039 – A gincana maluca.
040 – Com carga total!

0 comentários:

Postar um comentário